quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Se (hoje == "13 de Setembro de 2018") então ("Feliz Dia do Programador!")


Por trás de cada site na web, cada joguinho que nos acompanha até a hora de dormir, cada aplicativo útil que não conseguimos viver sem, existe um programador que perdeu sono e bebeu café por dias — talvez meses para concluir um projeto. Nada mais justo que esses guerreiros da selva de bytes tenham um feriado internacional só para eles, não é mesmo? Então, se você é programador e está lendo esta matéria no dia 13 de setembro, avise ao seu chefe que hoje é seu dia e vá embora do escritório mais cedo. Brincadeira, ainda precisamos que você termine essas linhas de código aí!
O Dia do Programador é uma data comemorativa oficial em diversos países. Tudo começou na Rússia, quando um funcionário da empresa de webdesign Parallel Technologies chamado Valentin Balt, em 2002, promoveu um grande abaixo assinado para solicitar que os governantes russos reconhecessem a data. Em 2009, o dia acabou se tornando um feriado profissional em todo a Rússia, decretado pelo presidente Dmitry Medvedev (veja bem, o cara tinha "dev" no sobrenome).
No CSS, você é Top ou é Bottom? (Imagem: Reprodução / bonstutoriais.com.br)
Cá no Brasil, entretanto, num acordo coletivo de trabalho firmado junto aos profissionais de empresas privadas da área de informática, ficou convencionado que, na terceira segunda-feira de cada mês de outubro, comemora-se o Dia do Trabalhador de Informática e Tecnologia da Informação. Assim, em 2018, a celebração brasileira se dará em 15 de outubro.
A boa notícia é que as empresas privadas que fizerem os programadores trabalharem nesse dia, conforme consta na cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2013/2015, deverão pagar hora extra ao guerreiro dos códigos. Ah, e sem essa de banco de horas, viu? A cláusula 29ª em seu §7 na CCT 2013/2015 proíbe a prática. A má notícia é que é muito mais legal comemorar o Dia do Programador em 13 de setembro.

Mas por que 13/09?

Porque o dia 13 de setembro, em anos que não são bissextos, é o 256º dia do ano. A importância do número 256 na área da programação é inegável, pois é o número de valores distintos possíveis de se representar com um byte de 8 bits.
E no 8º dia, ele bebeu café porque tinha um freela urgente (Imagem: Reprodução / Pinterest)
A magia do número 256 não para por aí: em hexadecimais, sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, 256 equivale a 100, a maior potência de 2 abaixo de 365, o número de dias que os anos costumam ter.

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Commit Design
Agência Digital em São Paulo e Curitiba