quarta-feira, 9 de maio de 2018

Antes do Instagram: relembre as redes sociais de fotos dos anos 2000


Muito antes do Instagram surgir e virar uma febre, os anos 2000 contavam com outras redes sociais de fotos populares entre os brasileiros, como VibeFlog, Flogão e Fotolog. Essa última, em especial, foi a de maior sucesso, passando da marca de 22 milhões de contas ativas em 2018. Contudo, seu limite de cadastros diários fez com que as pessoas recorressem a plataformas alternativas que ofereciam opções de personalização até então inovadoras.
Entre elas, havia a inclusão de trilha sonora, customização de plano de fundo e até mesmo o uso de imagens animadas no lugar do título. Se você foi adepto de uma dessas redes, relembre como elas funcionavam a seguir.

Fotolog

O Fotolog.net (que mais tarde virou Fotolog.com) era a mais famosa rede de compartilhamento de fotos do mundo dos anos 2000. No entanto, fazer parte dessa comunidade de fotologuers não era fácil: no início, o serviço disponibilizava somente 500 novos usuários gratuitos por dia em cada país. Esse número, no entanto, passou a ser ilimitado a partir de agosto de 2016.
Quem usava o serviço gratuitamente só conseguia postar uma foto por dia e o número de comentários era limitado a dez (e, posteriormente, aumentou para 20). Já os adeptos do “Gold Camera patrons” podiam publicar até seis imagens todos os dias, que tinham capacidade de receber até 200 comentários cada.


Segundo a Wikipédia, em setembro de 2008 o Chile tinha o maior número de contas da rede (4.827.387), seguido pela Argentina (4.225.209 contas) e pelo Brasil, com 1.443.474 de usuários. O Fotolog declarou, nesse mesmo ano, ter 22 milhões de usuários cadastrados e 19,1 milhões de visitas únicas por mês. Em fevereiro de 2016, quem acessava o site visualizava uma mensagem informando que o serviço seria descontinuado. No entanto, a página continua no ar e ainda é possível acessar os perfis e conferir as imagens das contas.

Flogão

O Flogão surgiu no Brasil como alternativa para quem nunca conseguia ser um dos 500 usuários gratuitos diários do Fotolog. A rede social tem até o nome do rival em seu slogan (“O Fotolog do seu jeito”). Assim como a plataforma que serviu de inspiração, ele conta (até hoje) com duas versões do serviço: uma gratuita e outra paga.



A "versão brasileira do Fotolog" dispunha de mais recursos do que a original. No Flogão, os usuários podem inserir títulos animados, trilha sonora e imagens de fundo. Apesar de manter o mesmo layout dos tempos áureos, o site ainda conta com usuários ativos que, inclusive, publicam mais de uma foto por dia. Dentre eles, há muitos perfis voltados para fotos de caminhões, o que parece ter virado uma tendência que ganhou adeptos por lá.

FlogVip



O FlogVip é outra alternativa nacional ao Fotolog, e prometia ao usuário ser o lugar “onde a estrela é você”, conforme diz seu slogan. Diferente do rival, não possuía limite de número de fotos por dia, nem de comentários. A maior novidade da plataforma eram as inúmeras possibilidades de personalização, como colocar músicas e animações nas fotos, incluir imagens no título, mudar o papel de parede, alterar o cursor do mouse, entre outras. De acordo com o blog do desenvolvedor, o site tinha 85 mil usuários ativos e 15.000 visitas únicas diárias em 2009. A rede social ainda existe e apresenta o mesmo layout de antigamente (o que pode causar estranheza nos dias de hoje).

Meadd



Com um nome bastante sugestivo, o Meadd foi outra rede que surgiu após a popularização do Fotolog. Seu recursos de personalização são bastante parecidos com os do Flogão e do FlogVip: permite usar imagens com animação no título, alterar plano de fundo, incluir trilha sonora, entre outros.
Criado em 2007, o serviço continua no ar e, atualmente, são populares as contas que homenageiam artistas e séries de sucesso. Assim como os concorrentes, ele também oferece aos usuários opções de assinaturas gratuitas e pagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Commit Design
Agência Digital em São Paulo e Curitiba