sexta-feira, 12 de maio de 2017



Por anos, uma das características mais conhecidas do Google era permitir que seus funcionários reservassem um horário no expediente normal para desenvolverem projetos paralelos ousados que poderiam ou não ser incorporados ao portfólio de produtos da empresa.
O que nem todo mundo sabe é que a Microsoft possui uma iniciativa semelhante intitulada Garage, uma plataforma criada para oferecer aos funcionários de todos os segmentos da empresa e colaboradores uma oportunidade de compartilhar e construir projetos fora do dia a dia.
Nem todo projeto do Garage cresce a ponto de se tornar uma aplicação comercial, mas todos tem um espaço de colaboração e desenvolvimento para evoluírem com liberdade. Recentemente, a Microsoft vem dado uma maior visibilidade a esses projetos, para que sejam submetidos também ao crivo da comunidade de usuários. Selecionamos aqui dez projetos que merecem sua atenção. Alguns deles já foram aprovados e lançados como produtos finalizados, enquanto outros ainda aguardam seu merecido lugar ao Sol.

1) Journeys & Notes



Esse projeto experimental pode parecer a princípio ser mais um aplicativo de viagem, com dicas de destinos. Mas é exatamente o contrário: é um guia de trajetos, um “aplicativo social para o espaço entre a origem e um destino”. Trata-se de uma espécie de rede social onde viajantes que percorrem o mesmo percurso podem compartilhar seu conhecimento sobre o caminho.
Journeys & Notes já foi lançado como um aplicativo para Android. Através dele, usuários podem guardar anotações sobre o caminho, cadastrar conselhos e registrar os pontos do trajeto ao longo da jornada.


A proposta deste projeto é automatizar e sistematizar algo que todos nós já fazemos rotineiramente: uma rede de recomendações. Quando se precisa de um mecânico para o carro, um eletricista ou um advogado, todos nós preferimos confiar em alguém que já prestou um bom serviço para uma pessoa conhecida.
Esse aplicativo foi lançado para o Windows Phone e serve como um portal de recomendações de serviços profissionais baseado em sua rede de contatos. Se não conseguir encontrar uma recomendação entre conhecidos, pode ser utilizada a rede global do Home Team por sugestões e avaliações. O aplicativo também pode se integrar com o Facebook.

3) Plumbago


A Microsoft continua perseguindo a meta de transportar para um dispositivo eletrônico a simplicidade de um caderno, seja para anotações, seja para desenhos e a plataforma Surface é mais uma tentativa nessa direção. Esse projeto busca funcionar como um complemento robusto para a criatividade, associando facilidade de uso com ferramentas poderosas.
Plumbago expande a utilidade do Surface com diversas funcionalidades, como “papel infinito” e aprimoramento de texto escrito à mão e outros recursos que não estariam disponíveis em um caderno convencional..

4) Social Share


Esse projeto combina Powerpoint com redes sociais, para quem precisa ou curte compartilhar seus arquivos. Esse plugin se integra com o aplicativo do Office para facilitar e muito a prática de compartilhar apresentações no Twitter ou no Facebook.
O Social Share permite que você compartilhe seu trabalho como álbuns, vídeos ou links através do OneDrive. Para quem não quer compartilhar a apresentação inteira, pode escolher slides individuais e convertê-los automaticamente como imagens.
Uma outra funcionalidade do plugin é fazer o caminho inverso, trazendo comentários e curtidas das redes sociais para dentro do Powerpoint.

5) Arrow


A Microsoft tem investido pesado para penetrar nas plataformas móveis e esse projeto é um claro sinal do interesse da empresa: ele é um launcher para Android criado com a intenção de tornar ainda mais acessível e fácil de usar a interface do sistema do Google.
Arrow é dotado de uma inteligência que aprende como o usuário utiliza seu smartphone ao longo do tempo e se adapta para tornar as tarefas mais fáceis. Aplicativos são rearranjados na tela baseado nos hábitos de uso, assim como contatos mais frequentes e arquivos e ligações mais recentes.

6) AutoTag ‘n Search My Photos


O Facebook possui um sofisticado sistema de reconhecimento de fotos, capaz de identificar seus amigos que aparecem em cada imagem. Mas, por que não trazer essa mesma tecnologia para sua biblioteca de fotos salva no computador ou na nuvem?
Esse projeto experimental se integra com sua conta no Facebook e reaproveita a tecnologia para marcar pessoas em sua coleção de fotos aprendendo a reconhecer os rostos. Baseado no que assimila do Facebook, o AutoTag vai automaticamente marcando todas as fotos salvas na pasta de imagens do disco rígido, assim como no OneDrive.
Quanto mais imagens marcadas no Facebook, mais preciso se torna o reconhecimento do aplicativo.

7) FindTime


Quem nunca tentou marcar um encontro ou uma reunião apenas para descobrir o quão difícil é encontrar um horário que satisfaça a todos os envolvidos? O FindTime se propõe a fazer o que seu nome diz: encontrar tempo para que um evento aconteça. Os convidados sugerem sua disponibilidade e votam sobre as melhores propostas. A partir dos resultados, o aplicativo envia automaticamente um convite para os participantes da lista.
O projeto experimental foi integrado com o Outlook em Dezembro de 2015, de forma que os usuários podem enviar e responder através de email para ativar o sistema. Mas o aplicativo também oferece um serviço online acessível de qualquer dispositivo.

8) Snip


A boa e velha captura de tela permanece imutável há décadas, mas esse projeto experimental adiciona funcionalidades extras a uma tarefa que todo mundo pratica. Com esse aplicativo, é possível adicionar comentários e até desenhos, antes de enviar o resultado final.
O Snip tampouco tenta acrescentar uma complexidade desnecessária ao processo: basta clicar e arrastar o mouse para capturar uma janela na tela. A partir daí, anotações e marcações ou mesmo comentários narrados podem ser acrescentados com igual facilidade. Dependendo do formato, o arquivo pode ser enviado como uma URL, copiado e colado ou mesmo enviado como um clipe de MP4.

9) InstaNote


Esse projeto foi idealizado como uma alternativa ao hábito de fazer anotações em reuniões. Embora importantes, é possível que se perca um pouco de atenção no que está sendo dito enquanto se está escrevendo, seja em caderno ou aplicação.
InstaNote visa substituir a anotação por um registro em áudio da reunião, mas sem precisar registrar o encontro inteiro, embora esteja sempre ativo.Quando o usuário ouve algo importante, ele seleciona uma das categorias presentes no aplicativo, para salvar os últimos 30 segundos de gravação.
Os registros podem ser enviados por email através da própria plataforma ou salvos na nuvem, com o OneDrive.

10) Mouse Without Borders


A proposta desse projeto experimental é oferecer aos usuários de PC a possibilidade de operar múltiplos dispositivos com uma única combinação de mouse e teclado, arrastando e soltando conteúdo, copiando e colando entre diferentes computadores.
Para quem trabalha com diferentes computadores ou servidores no mesmo ambiente, ou alterna entre um computador e um laptop, o Mouse Without Borders funciona como uma tábua de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Commit Design
Agência Digital em São Paulo e Curitiba